Historial
    •  A Pórtico  - Gabinete de Engenharia, Lda é uma empresa que se dedica à prestação de serviços na área de Consultoria, Elaboração de Projetos de Engenharia e Arquitetura, Fiscalização e Direção de Obras, Gestão da Qualidade em Empreendimentos de Construção e Coordenação de Segurança em obra, entre outras no âmbito da gestão da Construção Civil.
    • A Pórtico nasceu de um projeto muito sentido pelos sócios – o de criar uma empresa na sua área de formação, com cunho próprio.
    • Nasceu em 18/06/1990, no âmbito do projeto “Ninho de Empresas”, laborando num gabinete localizado na Rua das Flores, n.º 69, no Porto e foi pioneira na zona Norte.
    • Caracterizando-se por uma estrutura simples e funcional, com o envolvimento de todos os Colaboradores do Quadro (com uma média de 26 Colaboradores desde 2001) e subcontratados, desenvolve princípios baseada na sensibilização, na preocupação com o ambiente, na prevenção de riscos e acidentes de trabalho, na organização, entre outros, partindo para implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na Norma NP EN ISO 9001:2000 - “Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos” em julho de 2003.
    • Desde 2004 a Pórtico aposta na Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma NP EN ISO 9001:2000 “Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos” através da APCER, e na qualificação atribuída pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de “Gestor Geral da Qualidade em Empreendimentos de Construção”, entre outras certificações.
    • Em 2007, 2009 e 2011 reforça a aposta na qualificação atribuída pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de “Gestor Geral da Qualidade em Empreendimentos de Construção”, tendo aumentado a sua classe da categoria de Edifícios e Monumentos para 7 e para a classe 6 da categoria Vias de Comunicação e Obras de Urbanização e na renovação em 2008 da Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na Norma NP EN ISO 9001:2000 “Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos” através da APCER e inicia a transição para o novo referencial normativo, a NP EN ISO 9001:2008, entre outras certificações, como a CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários atribui à Pórtico - Gabinete de Engenharia, Lda a qualificação para Peritos Avaliadores de Imóveis dos Fundos de Investimento Imobiliários.
    • A Pórtico tem vindo a consolidar uma cultura de inovação como uma das nossas mais-valias organizacionais, que permita em todos os nossos âmbitos de trabalho o surgimento de novas ideias e a respetiva valorização, trabalhando no sentido de uma sustentabilidade coerente e coesa de acordo com o enquadramento de legislação em vigor.
    • A empresa tem como um dos principais objetivos, o consolidar da rentabilidade económica da empresa através do empenho de todos os departamentos e colaboradores e de um envolvimento metódico e eficaz, bem como o desenvolvimento de processos que demonstrem a aptidão da empresa e elevados padrões de qualidade nos serviços prestados, de modo a proporcionarem uma melhoria continua e avaliada da satisfação do cliente, colaboradores, fornecedores e subcontratados. Outros dos principais objetivos é responder em tempo útil às várias necessidades do Cliente (nos seus diversos serviços), garantindo a conformidade de produto, diminuindo a gestão de conflitos de forma a garantir a continuidade da qualidade dos diversos processos.
    • Continua a evoluir e adapta-se à conjuntura do mercado. Não cedendo à ameaça da crise, agarra novas oportunidades de negócio, tais como a contratação eletrónica, a Certificação Energética de Edifícios, elaboração de Planos de Emergência, Certificação Acústica, Auditorias aos Procedimentos das Divisões de Obras em Municípios, Medidas de Autoproteção, etc…
    • Pórtico , assenta a sua estratégia de atuação na oferta de um serviço global de Engenharia e Arquitetura, mediante combinação adequada de conhecimentos técnicos, metodologias e experiência, assegurando aos seus clientes a satisfação otimizada das suas necessidades, e os benefícios do apoio de uma das maiores empresas nacionais de Engenharia.
    • Os sócios-gerentes, Eng.ª Ana Esperanza Neves Pasion e Eng.º Joaquim José Oliveira Ferreira, fundadores da Pórtico , tem adotado na sua estratégia empresarial a aposta na formação, na inovação e no desenvolvimento  de métodos de organização, orientados para uma evolução e melhoria continua que permitam satisfazer todas as necessidades dos clientes.
    • Para além da presença em Portugal, a Pórtico , pretende posicionar-se em outros mercados como um parceiro de confiança no desenvolvimento de projetos sustentáveis nas várias áreas de atuação.
    • O método de compatibilização com implementação de medidas preventivas, visa minimizar e até anular erros e conflitos existentes nos projetos das várias áreas de intervenção.
 
intervencao
Projeto
Projeto

Representando um projeto a própria identidade de uma edificação, fazemos todo o acompanhamento do mesmo até à sua total aprovação, tendo como preocupação de princípio, desmotivar a construção clandestina e a construção de empreendimentos de deficiente incorporação no território, promovendo uma edificação sustentável.

O valor dos serviços que prestamos assenta na busca da excelência técnica das soluções e numa abordagem integrada, em total compromisso com os objetivos dos nossos clientes.

Motivamos o cumprimento da Legislação e normas, atendendo aos Requisitos do Cliente.

 

Neste domínio atuamos nas áreas de:

  • Infraestruturas Gerais em Vias de Comunicação: Redes de Drenagem de Águas Residuais, de Drenagem de Águas Pluviais, de Eletricidade, de Gás, de Telecomunicações;
  • Construção Civil: Cálculo Estrutural, Redes de Abastecimento de Água, Redes de Drenagem de Águas Residuais, Redes de Drenagem de Águas Pluviais, Instalações Elétricas, ITED, Isolamento Térmico, Condicionamento Acústico, Segurança Contra Incêndios, Intrusão, Rede Informática, Rede de Gás, Instalações Mecânicas, Projetos de Arranjos Exteriores, Planos de Prevenção e Segurança.

projecto_portis

Projeto
Fiscalização de Obras

A Construção Civil descobre-se progressivamente como um segmento de mercado de alta concorrência.

Assim, a Fiscalização de obras assume contornos de primordial importância pois propicia uma perfeição e eficácia superior na execução dos trabalhos, tendo como objetivo principal o Controlo de Custos / Melhor Qualidade e Prazos.

Nesta área prestamos uma assistência especialmente atenta, criando uma “ponte”, no salutar desafio que constituem as relações Dono de Obra/ Empreiteiro, já que ambos tendem para um mesmo resultado final: A Obra.
As principais áreas de atuação neste domínio, tendo em conta os requisitos do cliente são:
– Apoio Técnico;
– Fiscalização da execução dos trabalhos da obra;
– Controlo da execução do projeto na obra;
– Controlo de Custos;
– Controlo de Prazos;
– Controlo da Qualidade de execução;
– Inspeção e supervisão no arranque;
– Assistência técnica na manutenção;
– Organização e gestão da interface entre os diversos intervenientes;
– Controlo da Gestão Ambiental da obra;
– Acompanhamento da implementação do Estudo de Impacte Ambiental (EIA);
– Acompanhamento da implementação do Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos da Construção e Demolição (PPG RCD);

fiscalizacao_portis

Fiscalização de Obras
Consultoria

No mercado da Construção Civil o primordial objetivo é a maximização da rentabilidade do investimento, da mais “simples questão” à mais complexa opção económica, passando pelo esclarecimento e assistência técnica da obra, com especial incidência no alertar para os erros possíveis que possam surgir ao longo de todo o processo. Fazemos ainda análise de propostas, peritagens, avaliações, analisamos projetos, damos pareceres técnicos e elaboramos os respetivos estudos económicos e de impacto ambiental, conforme abaixo descritos.

 

Gestão da Qualidade

Na área de Gestão Integrada de Projetos desenvolvemos diversos serviços, dos quais destacamos: Gestão e Coordenação de Projetos: Supervisão e Coordenação de Projeto; Planeamento e Controlo de Custos; Revisão de Projeto e no Lançamento e Gestão de Concursos: Tramitação procedimental;  Avaliação de propostas; Adjudicação; Acessoria na elaboração do contrato e caderno de encargos.

A preparação, o lançamento da empreitada, a gestão de recursos e o acompanhamento da implementação de métodos corretos e eficazes de execução, com base numa gestão da qualidade face aos objetivos do Dono de Obra, são uma garantia para que a realidade prevista seja sentida no tempo, espaço e domínio desejado. Os nossos quadros técnicos asseguram-nos essa realidade.

 

Topografia e Levantamento de Edifícios Existentes

A cada dia que passa, Projetistas, Fiscalizações e Construtores são confrontados com questões de ordem técnica.

Toda a evolução da Construção Civil e Obras Públicas aponta para soluções económicas, mais rápidas e precisas. Por vezes, a resposta está no terreno que se pisa.

O elevado nível de competitividade obriga todas as entidades envolvidas no processo a minimizar custos e a maximizar rendimentos.

 

O homem é auxiliado por máquinas. Assim, todos os processos rudimentares são lentamente abandonados, dando lugar a métodos mais eficazes e mais rápidos, alertando problemas futuros com o objetivo da sua eliminação.

Neste campo, a topografia dá o seu contributo!

 

Um trabalho especializado que se desenvolve no levantamento topográfico, no nivelamento, no cálculo de áreas, nas implantações rigorosas aplicadas em diversas modalidades, assim como o levantamento de edifícios.

 

Avaliação Imobiliária

Face a um mercado em constante expansão, a Pórtico tem formação académica adequada a este tipo de serviço, nomeadamente no que concerne à certificação de peritos avaliadores de imóveis de fundos de Investimento imobiliário.

A Empresa tem já uma vasta experiência nesta área, estando sempre atual, o que viabiliza uma resposta de rigor ao mercado imobiliário, cada vez mais complexo e competitivo.

 

Vistorias (Libertação de Garantias)/ Peritagens

A área da construção Civil sofreu grandes impactos na sua gestão durante a última década. As alterações ocorridas no setor da Construção Civil são decorrentes de repercussão de grandes desperdícios com material, equipamentos e altos índices de acidentes de trabalho, reduzindo drasticamente a economia da empresa e não atendendo às exigências do cliente quanto ao preço e, às vezes, quanto à qualidade necessária.

Face às exigências de mercado, tem-se verificado o aumento do nível de qualidade da construção em Portugal, não só pelo crescente conhecimento por parte dos clientes, mas também pelas exigências legais, nomeadamente em termos de Eficiência Energética dos edifícios. Os métodos construtivos bem como os respetivos processos são fundamentais na análise das edificações e confirmação da sua qualidade.
consultoria_portis

Consultoria
Coordenação de Segurança

Para a prestação deste serviço a Pórtico – Gabinete de Engenharia, Lda apresenta a sua metodologia e tarefas a desenvolver.

Para esse efeito, tendo em conta a experiência acumulada noutros serviços  e a definição do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Pórtico – Gabinete de Engenharia, Lda tem estabelecido um conjunto de tarefas que, em alguns casos, ultrapassa as exigências do Caderno de Encargos.

 

Será responsabilidade, enquanto Coordenador de Segurança e Saúde, o respeito pelo estabelecido no Decreto-Lei n.º 273/03 de 29 de outubro e legislação em vigor aplicável. A nível interno respeitará o Sistema da Gestão de Qualidade implementado na Pórtico, nomeadamente SPR6.5 – Gestão de Segurança Higiene e Saúde no Trabalho, adaptado à realidade da obra e requisitos do cliente.

Este elemento elaborará e atualizará a Comunicação Prévia. Fará ainda a verificação e comprovação do Plano de Segurança e Saúde e regulamento em vigor.

Coordenação de Segurança
Direção de Obra

A Direção de Obra é essencial na área da construção, dando resposta à complexidade crescente que as obras apresentam e constituindo um dos vetores fundamentais para a garantia da sua qualidade global.

Contamos com vasta experiência nesta área, tendo como objetivo o controlo de meios, de custos e de qualidade final, passando pela necessária e imprescindível organização do estaleiro de forma a atingir a Excelência.

Direção de Obra
Segmentos de Mercado

A Pórtico oferece soluções de nos mais variados ramos da Engenharia e da Construção civil, para um amplo número de mercados em todo o mundo. Cada divisão oferece produtos e serviços distintos para cada área de negócio, mas o trabalho de equipa funciona sob a forma de múltiplas divisões e sem fronteiras, entre diferentes países, para proporcionar as melhores soluções e o melhor serviço aos nossos clientes.
Desta forma, alguns dos principais segmentos do mercado em que nos inserimos dizem respeito a Vias de comunicação, Construção civil e Infraestruturas Hidráulicas.
segmentos_portis

Segmentos de Mercado